terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

PANTERA NEGRA





PORQUE PANTERA NEGRA É UM FILME MEIA BOCA


Se alguém lhe disser que Pantera Negra é um filme político, pergunte:Qual é a lição política do filme? Difícil que consiga responder. Algumas possibilidades: é político porque mostra que nações poderosas têm a obrigação de doar para instituições de caridade dos desvalidos? Países da África bons são os países da África que têm dinheiro? Os outros são passíveis de doações e caridade e não têm contribuição a dar? Nações poderosas não podem vender armas ultraletais no mercado porque é prudente guardá-las para si? 

No filme, a grande esperança negra que é Wakanda (a potência africana secreta na qual o Pantera Negra é rei) detém alta tecnologia, alto conteúdo ético, alto debate de responsabilidades, tem representação na ONU, mas depende que um bem-intencionado agente da CIA (?) presencie suas boas intenções para reportar isso ao Grande Irmão Branco do Norte. Um dos dois únicos brancos da história tem a função de testemunhar que, sim, aqueles são bons pretos. Pior: sem ninguém que saiba pilotar um avião, Wakanda recorre justamente ao agente da CIA para detonar mísseis no ar, heroicamente. Se estou errado, digam-me: qual é exatamente o papel de Everett Ross (Martin Freeman) na trama toda?

Os furos do roteiro são muitos. Pantera Negra dispõe de uma poção ancestral que o faz “domar” um carro em alta velocidade, apanhá-lo pelos “chifres” e derrubá-lo como a um bezerro no rodeio, só que no asfalto. Mas quando ele usa essa mesma poção ancestral para enfrentar o vilão do filme, Killmonger, que não dispõe de poção alguma, ele leva uma surra. Aí, a mesma poção o “ressuscita” do mundo dos mortos e ele retorna ao combate e derrota o vilão. Explique essa.

É bonita a cachoeira de Foz do Iguaçu do filme? Olha, a cerimônia de coroação dá pinta de audiência de programa de auditório na TV. A África pode evoluir séculos à frente, mas na ficção de Hollywood sempre vai ter uma luta de tanga numa cachoeira com tambores e um homem-gorila desafiando a hereditariedade do Tarzan of the Apes do momento.

Filmes de super-heróis dependem de verossimilhança, algum senso de credibilidade. Claro que as grandes mirabolâncias fazem parte da trama, mas elas só fazem sentido se todo o resto ficar em pé. Se o heroi, com suas garras, transforma uma Mercedes sedã em conversível em 3 segundos, como é que ele berra de dor só com um arranhão de uma lança? Pantera Negra é fraco, embora divertido em alguns momentos. Mas um filme não se sustenta só com algumas gags e boa música. A principal batalha, com os rinocerontes marombados no meio, é risível.

Quanto à associação com o partido dos Panteras Negras, o filme é meio desleal. A citação é evidente em vários momentos, mas o verdadeiro Pantera Negra é o vilão, Killmonger. Sua sede de vingança precisa ser punida, não tem como prosperar. O filme só vê política na anuência, na concordância, na aceitação dos desígnios da geopolítica internacional.

Aceitando-se a tese de que é uma metáfora da entronização de Obama e sua família (Lupita seria Michelle, ativista por fora), é ainda mais chapa-branca. Equivale a um habeas corpus para Obama.


Vejam bem: essa é só UMA opinião, a minha opinião. Não ajam como doidos. Podem ficar com a outra opinião tranquilamente.

2 comentários:

Unknown disse...

Eu, particularmente gostei muito... Ele nos encanta e prende do início ao final, não é apenas mais um filme de super-heróis, tem toda a questão de presentatividade envolvida. Além disso,os atores são muito bons, as cenas de ação são ótimas, os efeitos especiais...enfim! Mais uma história com a marca stan lee filmes que é tão brilhante! Creio que é um dos melhores filmes do gênero lançados neste ano. Eu indico para quem gosta de filmes de ação.

Anônimo disse...

Concordo com o blog. Pantera Negra é o mais fraco filme da Marvel Studios, até agora. Também é o exemplo perfeito da força do politiamente correto: inúmeros sites e veículos de comunicação grandes repetindo, sem nenhuma convicção, que seria o "melhor filme da Marvel", claramente para posarem de bacanas... Visualmente, o filme é muito bonito, mas só. As cenas de ação são as piores entre as produções blockbusters. Nesse quesito, Pantera Negra conseguiu fazer o Michael Bay parecer um bom diretor(!). É um fenômeno social interessante: para não serem hostilizadas, as pessoas DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO mentem descaradamente sobre o que acham do filme. O espectador comum que elogia esse filme, com absoluta certeza, SE pensar com calma, vai se fazer a seguinte pergunta: "e não é que o filme é fraquíssimo mesmo? Como é que eu pude me deixar levar pela opinião politicamente correta de jornalistas medrosos?".
Eu, pessoalmente, tenho o Pantera Negra no meu top 20 de super-heróis preferidos. Leio gibi há muitos anos e apesar de ele ser um personagem sem repercussão entre fãs de HQs, eu sempre gostei pelo visual e pela atitude. Uma pena que o projeto cinematográfico não tenha sido entregue a profissionais que entendessem do riscado.
Para se ter ideia de parâmetro, as cenas de ação do Capitão América: Soldado Invernal, são nota 10 de 10; do Blade 2, são nota 08 de 10, do Homem-Aranha 2 (do Sam Raimi), são nota 09 de 10; do Pantera Negra, são 01 de 10. A luta final entre herói e vilão é inacreditável de tão ruim, as sequencias de ação com a perseguição de carros e a dos rinocerontes são muito, muito ruins. Uma pena.